Swarovski

Swarovski é o nome dado aos cristais mais conhecidos no mundo da moda por sua delicadeza, precisão e aparência luminescente. Tais cristais são produzidos pela companhia Swarovski AG, a detentora da marca, e que está situada em Wattens, na Áustria . A companhia gerencia um parque temático sobre cristais chamado Mundo dos Cristais ou, no idioma original, Swarovski Kristallwelten, situado em Wattens, na Áustria. Swarovski foi também patrocinadora oficial do filme O fantasma da ópera (2004), onde além de ter uma cena em que mostrava a vitrine de uma loja Swarovski, tinha também um manequim que era todo composto por cristais Swarovski.
Os cristais Swarovski foram criados quando Daniel Swarovski inventou uma máquina de corte automática em 1892. No ano de 1895, a companhia Swarovski foi fundada quando o criador abriu uma fábrica de cortes em Wattens. No intuito de criar cristais que permitam refletir as cores do arco-íris, a empresa Swarovski recobre alguns dos seus cristais com metais químicos.
A logomarca original do Swarovski era uma flor chamada edelweiss, que tem a aparência de uma estrela, mas foi substituída pelo atual cisne estilizado que serve como logo desde 1988. Todas as esculturas são marcadas com esse logos. A Swarovski tem encontrado maneiras de inovar suas produções ao associar-se com estilistas famosos e até produtoras de computadores. Em 7 de junho de 2007, associada com o estilista Hussein Chalayan, a empresa mostrou em desfile de moda na cidade de Tóquio, roupas que emitem luz, na verdade, roupas cravejadas de cristais Swarovski e micro lâmpadas que faziam as roupas reluzirem magnificamente. Também é possível encontrar os cristais na coleção de 2008/2009 das famosas sandálias Melissa com mais de 400 cristais aplicados sobre plástico.
Dessa forma, a empresa austríaca adentra o século XXI mostrando que a beleza de seus cristais pode ir dos armários das donas-de-casa a acessórios eletroeletrônicos das adolescentes.